© 2016 Alex Martins

Falling to Pieces – Faith no More

Vejo muita gente comemorando a saída da presidente e entrada do vice como agora presidente oficial. Sinceramente não vejo motivo pra comemorar. Nunca me senti representado pela Dilma, aliás, me sentia mal representado em diversos aspectos. Mas confesso que nunca comemoraria uma queda.

Como comemorar uma falha?  O fato de um governo dar errado, significa que o país naquele momento falhou. A queda da presidente é mais para ser sentida do que ser louvada. Até porque o motivo da queda não é consenso nem entre quem estuda a fundo a legislação. Pra mim, ela só caiu porque não tem mais apoio no Congresso, é o nosso presidencialismo de fachada, onde o executivo leva a culpa, mas não faz nada sem o legislativo.

Ainda no quesito frustração, vale lembrar que essa história poderia ter ocorrido em governos anteriores. Lulla e FHC tiveram vários pedidos de impeachment (tão malucos quanto este) que não passaram apenas pela força destes no congresso. Ou seja, pau que dá em Chico bate também em Francisco. De novo a nossa sempre irresponsável oposição (independente de quem seja governo ou oposição) se preocupa mais em encher o saco do que realmente fazer algo produtivo.

Isso, entretanto não serve pra transformar a ex-presidente em mártir. Ela não é santa e nem deve ser beatificada. Caiu porque cometeu seus milhares de erros políticos. Caiu porque para chegar ao poder escolheu seus companheiros de campanha e achou que eles não precisavam ter voz ativa em seu governo. O PT não é culpado pelos erros desse governo. Os erros são culpa do PT, do PMDB, do PSD, do PR, do PROS e de todos os partidos da base aliada. Se era pra tirar, que saíssem todos (e nem vem com essa de Aécio, novas eleições por favor e de preferência com uma reforma política e partidária séria, para que tantos partidos?).

Você que comemora a queda, espero que não fique cego e ache que tudo está resolvido. Vale lembrar que o atual presidente era vice, fazia parte do antigo governo e mesmo que não fizesse. Ele tem que ser cobrado. Tem que responder pelos seus erros, afinal ele é ficha suja, não?

Aos que choraram pela ex-presidente. Respeito os sentimentos, mesmo achando que não é pra tanto. Mas ao invés de se sentirem perseguidos, vale cobrar o novo governo e parar de querer criar mitos. A inocência passa longe de toda a turma que estava envolvida nessa história, não vale a pena se iludir por político.

Pensando nisso, sobra uma última reflexão nesse fla x flu político. Gente, direita e esquerda não são denominações de certo e errado. Ninguém é bom ou ruim por ter uma visão ou outra. Acreditar que só existe um caminho é de uma limitação de raciocínio incrível. Vejo gente bem formada e aparentemente bem informada ofendendo ambos os lados de uma forma que eu nunca imaginei ver em meu país. Nunca imaginei, aliás, ver meu país tão dividido numa briga em que infelizmente parece que todos os lados estão errados e que no fundo ninguém sairá ganhando, apenas os políticos. O povo? Seja a direita ou a esquerda, aparentemente só está servindo de massa de manobra para essa turma que nos governa.

Não consigo pensar numa música melhor pro nosso país do que essa que eu coloquei, afinal realmente eu vejo tudo caindo aos pedaços. Minha dúvida é será que a gente vai conseguir reconstruir?